quarta-feira, 31 de março de 2010

Conhecendo território


No dia 10 de março, alunos do 1º semestre de jornalismo, tiveram oportunidade e conheceram os seus futuros “habitats práticos”. O bloco de laboratório e comunicação causou grande animação entre os calouros, instigando a curiosidade e a ansiedade pelo momento de explorarem os ambientes.

Passando pelo laboratório de informática, salão de humor, sala de reunião/edição do jornal Na Prática e revista Painel chegaram à Hemeroteca, onde está o acervo de comunicação com trabalhos, gravações de áudio, documentários e monografias dos universitários. Além de livros, como por exemplo, os exemplares a respeito do irreverente e clássico jornal, Pasquim. Revistas, filmes, e, periodicamente, os principais jornais regionais e nacionais. Todo esse material está à disposição para consulta e empréstimo de segunda à sexta, a partir das 18h30.

O laboratório de fotografia e seus estúdios foram apresentados por Karla Fernanda de Camargo, a responsável pelo setor. Lá puderam ver os dois tipos de câmeras (analógica e digital) usadas em aula,e os vários compartimentos com os equipamentos, utensílios e materiais para revelação. Os estúdios fotográficos de fundo infinito e o de kromak (de fundo verde ou azul para manipulação do fundo da imagem), ambos utilizados principalmente pelo curso de publicidade.

Nos laboratórios de rádio, Fernando Henrique Godoy e Danilo Sancinetti e Modolo apresentaram o Aquário, ambiente isolado sonoramente, usado para o desenvolvimento de vinhetas, debates, locuções e reportagens; e a sala de controle, monitorada por eles e seus equipamentos onde editam e armazenam os materiais produzidos.

Os conteúdos gravados permanecem no laboratório durante todo o semestre, sendo posteriormente arquivados na hemeroteca.

Indo ao estúdio de telejornal, utilizado pela Tv UNIMEP na Net para a sua transmissão, os estudantes viram a estrutura para os âncoras além da ilha de edição, local isolado utilizado pelo diretor em edições gravadas e a estrutura para edições ao vivo.

Ao fim da visita aos diversos espaços práticos da faculdade, o sentimento é de expectativa. Já no próximo mês a primeira experiência prática será realizada no aquário pela matéria Laboratório de Voz.

texto e fotos: Patrícia Milão

Nenhum comentário:

Postar um comentário