quinta-feira, 29 de abril de 2010

Visita ao Jornal de Piracicaba

Os alunos do 1° semestre do curso de Jornalismo da Unimep visitaram o Jornal de Piracicaba na quarta feira, 28 de abril. Acompanhados pelo professor e coordenador do curso, Paulo Roberto Botão, os alunos tiveram contato com as instalações do veículo: redação, comercial, produção visual e gráfica. Ao chegar foram recepcionados pela editora responsável pelo impresso Marisa Massiarelli Sato e pelo coordenador da área gráfica, Carlos de Castro, que trabalham na empresa a mais de vinte anos.
Marisa foi da primeira turma de jornalismo da Unimep, e valoriza a formação acadêmica. Para reforçar sua convicção disse que não contrataria uma pessoa sem diploma. Ela também é uma grande defensora do estágio, argumentando que essa é a melhor forma do aluno ter um maior contato com a prática, ganhar experiência e aprendizados que provavelmente não encontrará na universidade.
O Jornal de Piracicaba é o mais importante da região e vem aumentando sua tiragem, 17 mil durante a semana e chegando a 20 mil aos domindos, mesmo com todos os problemas que os impressos vem sofrendo com a chegada da internet. As novas tecnologias por enquanto só trouxeram benefícios ao jornal que vem se atualizando de acordo com as exigências, a reformulação gráfica, dirigida por Carlos de Castro, é uma prova disso, além da utilização de equipamentos de ponta para a confecção do impresso. " O JP hoje utiliza os mesmos programas dos melhores jornais do mundo", diz o coordenador da área gráfica.
O jornal resolveu fazer uma experiência de regionalização, criando à 7 meses um caderno específico pra cidade de São Pedro, cidade importante à região que o jornal circula, e ainda pode-se ter acesso ao JP online, já que ele também está disponível na internet assim como a maioria dos grandes.

foto: Patrícia Milão
texto: Rodolfo Mondoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário