sexta-feira, 4 de junho de 2010

JORNALISMO CONTEMPORÂNEO É MAIS DINÂMICO

A aula inaugural do curso de jornalismo da Unimep deste ano trouxe Duílio Fabbri Júnior, gerente de jornalismo da EPTV- Campinas, que explorou a transição da TV analógica à digital. Ele abordou as características necessárias para profissionais na nova etapa jornalìstica: mais dinâmica, discursiva e objetiva.
Fabbri afirmou que a mudança do sinal analógico para o digital trouxe muito mais possibilidades de intervenção ao telespectador. A grade de programação que antes era imposta ganhou novo significado sendo manipulada, pausada quando necessário e sem nennhuma interrupção o receptor continua assistindo de onde parou. Também como recurso, pode ser acessada facilmente por meio da internet. A EPTV, contou o jornalista, como emissora regional foi a pioneira no Estado de São Paulo a aderir esta tecnologia trazendo uma transmissão de maior qualidade visual e programática a seu público.
Das novas tendências aos formatos dos programas jornalísticos, o palestrante enfatizou a importância da capacidade de linear o pensamento, trazendo a notícia de forma clara e precisa necessária aos jornalistas já que apresentadores poderão cada vez menos usar o teleprompter e repórteres cada vez mais participarão em tempo real das transmissões. A reportagem em si será muito pouco editada e "mini-redações" com repórter, câmera e editor circularão pelos mais diferentes lugares, diz Fabbri, dinamizando e dando mais credibilidade à informação.

Texto: Patrícia Milão

Nenhum comentário:

Postar um comentário