terça-feira, 1 de junho de 2010

Entrevistando Belarmino César Guimarães da Costa



Formado na 1º turma de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) em 1983 e Doutor em Educação pela Unicamp (Universidade de Campinas) em 1999 Belarmino é o atual diretor da Facom - Faculdade de Comunicação da Unimep - em que exerce o cargo desde 2002, também atuou na coordenadoria do curso de Jornalismo no período de 1994 a 2001. Além disso, na mesma universidade leciona a disciplina Teoria da comunicação aos alunos do 1º semestre de Jornalismo.


EXCLAMAÇÃO: “Sabe-se que no final do século XIX, os jornais se libertaram do financiamento político e começaram a viver de publicidade. Você acha que isso se perpetua até hoje”?
BELARMINO: Não, pois há uma relação entre jornalismo e política, porém é uma relação que pode ser interrompida devido o jornalista poder atuar em uma empresa convencional e através de informações apresentar elementos contraditórios com a linha editorial da empresa. No entanto, o jornalismo é uma atividade diversificada.

EXCLAMAÇÃO: Jornalismo e publicidade ao longo do desenvolvimento de ambos formaram uma forte “cumplicidade”, porém muito se houve, por parte do público, que a propaganda tem tomado o espaço dos conteúdos, seja na televisão, revistas ou jornais. Há exagero de publicidade nos meios de comunicação, a ponto de ofuscar o jornalismo?
BELARMINO: Atualmente, há uma grande quantidade de publicidade nos meios de comunicação, pois é um fator que sustente esses meios. Porém, dificilmente a publicidade chegou a ocultar o jornalismo devido ninguém procurar um jornal pelas propagandas, e sim pelo conteúdo de informações.
No período do Regime Militar no Brasil, existia a censura de Estado, a qual vetava algumas publicações em vários veículos de comunicação, com isso alguns jornais e revistas substituíam estas por receitas culinárias, textos de Camões e também paginas em branco e outras em preto.

EXCLAMAÇÃO: Felipe Pena afirma que, para ele a origem do jornalismo é o medo da falta de conhecimento, que leva a busca da informação. Onde fica o limite em busca da noticia?
BELARMINO: Um jornalista, em busca de noticias e informações precisa estar atento constantemente na legislação, já que o jornalismo busca segmentos de fatos e se aprofunda, procurando ouvir os dois lados da historia.

EXLAMAÇÃO: A existência de leis que direcionam o agir do jornalista, em algumas ocasiões, como a câmera escondida, por exemplo, é uma busca a ética ou a forma de censura a atuação do profissional?
BELARMINO: No caso do uso da câmera escondida, o jornalista obtém informações através de um meio que nem sempre é ético, causando muitas vezes processos judiciais. Contudo não se deve publicar uma noticia que interfira na ética da sociedade.

EXCLAMAÇÃO: Qual o maior beneficio que a internet trouxe para aos jornalistas, e qual o maior desafio?
BELARMINO: A internet ampliou recursos para resultados de informações, onde as fontes estão com uma diversidade maior. Com ela o jornalismo passou a ficar mais selado a outras informações, modificando a maneira de produzir. Pois atualmente qualquer pessoa pode obter informações e publicar em sites e blogs. Já um dos maiores desafios é que o jornalista passou a analisar mais os fatos, assim tendo que aumentar sua capacidade de verificar se a noticia é de fato verdadeira devido à possibilidade de erros serem maior e as informações serem constantes, assim podendo comprometer a ética social, pois o tempo para apuração dos fatos é curto, logo pode prejudicar a qualidade de seu trabalho.

Entrevista: Exclamação
Texto: Alêenilson Montanhere
Edição: Fabiana Barrios

Nenhum comentário:

Postar um comentário